“Mindfulness lhe dá tempo. O tempo lhe dá escolhas. As escolhas, feitas com habilidade, levam à liberdade.” – Bhante Henepola Gunaratana
Estar mindful é basicamente estarmos conscientes do que estamos pensando e sentindo sem sermos dominados pelos pensamentos ou sentimentos.
Uma maior perspectiva do momento presente possibilita respostas mais sábias às situações, ao invés de reações impulsivas.
Mindfulness é um conceito central da psicologia Budista. Jon Kabat-Zinn foi responsável por inseri-lo no mundo científico e, consequentemente, facilitar sua entrada no Ocidente.
É curioso observar que no início do século passado, William James, o pai da psicologia norte-americana apontou que em poucas décadas, os preceitos da psicologia budista seria o cerne da psicologia ocidental. Este fenômeno somente tem acontecido de fato, basicamente, a partir do início do século 21. Com certeza, ele estava a frente do seu tempo!
Esta abordagem se baseia em alguns pilares fundamentais, como: foco no presente, aceitação, não-julgamento, auto-compaixão, curiosidade e deixar ir.